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2016-04-04

Uma visão 360º para o Retalho

QUANDO HÁ cinco anos Fernando Barbeiro, conjuntamente com a sócia Natércia Barbeiro, lançou o projeto SOFVOICE o objetivo era afirmar-se como uma empresa integradora de tecnologias para o mercado do retalho. A opção tem dado resultados e tem permitido traçar um percurso de crescimento no qual Fernando Barbeiro destaca a importância de vários parceiros. Da DNA Cascais, “que acolheu o projeto fisicamente e que tem sido um parceiro de inegável valor, da HP que nos permitiu especializar toda a equipa, e fazer com que em 2011 obtivéssemos o estatuto HP Gold Retail Partner que nos permite ser, desde a fundação, líder no fornecimento de soluções de retalho HP, com mais de 2 mil POS HP instalados em Portugal. Por fim, da VASP como nosso primeiro grande projeto de implementação”.

Soluções à medida

A integração tecnológica que disponibiliza, de forma simples e aglomeradora, é uma das características que a SOFTVOICE associa à sua forma de estar. Consegue fornecer todas as soluções necessárias, quer de software quer de hardware, e ainda instalar, suportar e dar formação aos utilizadores. O CAT, Centro de Atendimento Técnico, é outras das mais-valias, a par de uma linha para emergências com funcionamento 24 horas, sete dias por semana. O desenvolvimento de produtos e soluções à medida do cliente é outro aspeto que o responsável da empresa refere. “Destaco como exemplo o Softvoice Mobile POS Solution, um equipamento all-in-one portátil baseado no HP MX10 que consiste num tablet com terminal de pagamentos integrado certificado pela SIBS e uma impressora, que nos permite realizar uma operação completa de venda, pagamento e impressão de fatura em qualquer lugar derivado da sua autonomia de 10 horas”. Fernando Barbeiro lembra ainda a capacidade de desenvolvimento de software de mobilidade, para sistemas operativos Windows CE, Windows Mobile e Android.

Desafios superados

“Considerando que elegemos como mercado-alvo as 25 maiores empresas portuguesas, e que hoje 80% da nossa faturação é realizada neste mercado, o desafio mais importante foi convencer estes clientes que a SOFTVOICE poderia ser uma alternativa válida e de valor acrescentado para líderes de mercado com provas dadas, como a Wincor, NCR, e Fujitsu”, explica Fernando Barbeiro. “Com um crescimento de 84% de faturação em relação ao exercício de 2014 estamos no bom caminho”, acrescenta. A internacionalização é um dos desafios da empresa que, neste momento, está a preparar a implementação de umas centenas de pontos de venda para Espanha e Portugal. Em território africano, concretamente em Moçambique, está a trabalhar alguns projetos de pequena dimensão.

Crescer 50% em 2016

Atualmente com uma equipa fixa de 20 colaboradores, e outros tanto em regime de outsourcing, este ano a SOFTVOICE prevê um crescimento na ordem dos 50% com a instalação de 500 novos pontos de venda entre Portugal e Espanha. Neste momento, uma das novidades poderá passar pela disponibilização de uma solução própria de faturação certificada pela AT para mercados verticais específicos em Portugal e Espanha. “Mas ainda estamos a estudar o formato definitivo dessa solução”, conclui Fernando Barbeiro. A SOFTVOICE está igualmente a trabalhar numa solução de um mini Self-Checkout para pontos de venda com dimensões mais pequenas, que não possuem espaço físico para um Self Checkout standard nem a capacidade financeira para o investimento no mesmo.

 

Documentos

softvoice_pdf